contato@jdigiorgio.com.br (21) 2501-5042
Da que são feitas as tintas para impressão offset?
25/10/2024
0

A tinta para impressão offset é composta por uma combinação de pigmentos, resinas, solventes e aditivos. Cada componente tem uma função específica para garantir que a tinta seja adequada para o processo de impressão e proporcione a qualidade desejada no papel. Abaixo está a composição básica:

💧Pigmentos: São os componentes que dão cor à tinta e podem ser orgânicos (para cores vibrantes) ou inorgânicos (mais duráveis). Eles são moídos finamente para dispersarem uniformemente na tinta, proporcionando consistência na impressão.
 
💎Resinas: São responsáveis por formar uma camada sólida sobre o papel, permitindo que o pigmento se fixe. As resinas podem ser naturais ou sintéticas e afetam a viscosidade, o brilho e a durabilidade da tinta. Na impressão offset, resinas à base de petróleo ou vegetais (como óleo de linhaça) são comuns.
 
💧Solventes: Facilitam o espalhamento da tinta, deixando-a maleável e garantindo o ajuste fino da viscosidade. O solvente evapora após a aplicação, permitindo que a tinta seque. Em tintas offset, os solventes podem incluir óleos minerais ou vegetais, ou serem de secagem mais rápida para impressões em alta velocidade.
 
💧Aditivos: São usados para ajustar propriedades específicas da tinta, como brilho, secagem e resistência à abrasão. Os aditivos comuns incluem agentes de secagem (como secantes metálicos), ceras (para resistência a arranhões) e agentes anti-redeposição (para evitar borrões).
 
Essa composição é cuidadosamente balanceada, pois, no processo offset, a tinta não entra em contato direto com o papel até passar pelo cilindro de borracha, que transfere a imagem ao papel. A qualidade da tinta e seu comportamento na água também são essenciais, pois o processo offset usa a repulsão entre tinta e água para definir áreas de impressão e não impressão, assegurando precisão e qualidade na imagem final.